Exames

Exames Ofalmológicos

BIOMETRIA ULTRASSÔNICA
O exame de biometria é utilizado para fazer medidas do globo ocular, como a profundidade do seguimento anterior do olho, espessura do cristalino, comprimento do cristalino ou do comprimento total do olho. É através desse exame que conseguimos calcular o grau da lente intra-ocular que será implantada no olho do paciente na cirurgia de catarata.
BIOMICROSCOPIA OCULAR
É um exame simples de ser realizado, utiliza-se da Lâmpada de Fenda com vários aumentos para examinar estruturas externas e internas do globo ocular, assim podemos detectar várias patologias oftalmológicas.
CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA
É o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. Utilizado para diagnosticar o glaucoma, doenças neurológicas, entre outras.
CERATOSCOPIA COMPUTADORIZADA
É um exame que realiza um estudo topográfico da superfície anterior do olho e permite o estudo de distorções da córnea (como aquelas que existem no ceratocone e cicatrizes corneanas) e a análise da regularidade e posição do astigmatismo.
CURVA TENSIONAL DIÁRIA
É um exame que consiste na aferição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia, é muito importante no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, pois se sabe que a pressão intraocular sofre oscilações nas 24 horas.
GONIOSCOPIA
É um exame que utilizando lentes especiais apoiadas sobre a córnea, permite o estudo do ângulo da câmara anterior (onde a íris encontra-se com a córnea), sendo essencial na avaliação e no tratamento de pacientes portadores ou suspeitos de glaucoma.
MAPEAMENTO DE RETINA
Mapeamento da retina é um exame complementar, onde toda a retina é examinada. Sendo, necessário a midríase ocular (Dilatação das Pupilas). O exame possibilita fazer diagnósticos de doenças da Retina, Nervo Óptico e Mácula.
MICROSCOPIA ESPECULAR
O exame de Microscopia Especular de Córnea avalia a densidade e a qualidade das células do endotélio corneano. É um exame fundamental em pacientes com indicação a cirurgia refrativa, cirurgia de catarata, ceratocone, controle de uso de lente de contato e alterações corneanas.
OFTALMOSCOPIA
A fundoscopia ou oftalmoscopia é o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, especialmente sua região central denominada mácula.
PAQUIMETRIA
A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea, indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas. Para realização da técnica correta, o paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato, o exame é indolor e de rápida execução.
POTENCIAL DE ACUIDADE MACULAR
O exame de acuidade visual a laser permite a avaliação do potencial da visão central no pré-operatório de cirurgias de catarata, estimando a acuidade visual que será atingida após a cirurgia.
REFRAÇÃO
O Exame de Refração é realizado para identificar a acuidade visual e determinar o grau dos óculos do paciente. Para a realização deste exame oftalmológico contamos com os seguintes aparelhos: Auto Refrator, Projetor e Refrator de Greens.
TESTE DO OLHINHO
O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida até 3 meses de idade. Esse exame possibilita detectar diversas patologias oculares precocemente, possibilitando o tratamento precoce e evitando o agravamento dessas alterações.
TONOMETRIA DE APLANAÇÃO
É o exame que realiza a aferição da pressão intraocular, fundamental para o diagnóstico de glaucoma. É realizado em todos os pacientes como exame de prevenção de glaucoma.
ULTRASSONOGRAFIA OCULAR
A ultrassonografia é um exame utilizado para avaliação das estruturas internas do globo ocular e cavidade orbitária, sendo essencial no estudo de várias outras doenças oculares como tumores, doenças da coróide, esclera e órbita.